UNews :: O blog da UNIK imóveis

Viver em Floripa: Praias do sul da ilha

Florianópolis é uma linda cidade, com vários pontos turísticos e coisas para se fazer, principalmente  durante a temporada. Que tal começar com algumas dicas de praias do sul da Ilha?

É impossível falar de dicas de Floripa e não mencionar as suas praias. O sul da ilha possui belíssimas praias, onde a natureza predomina, algumas praias com poucas construções e outras com colônias de pescadores que ainda preservam a história e cultura açoriana.

Muitas dessas praias podem ser facilmente acessadas de carro, outras apenas através de trilhas ou de barco. Também são ótimas opções para prática de atividades ao ar livre como caminhadas, trilhas, corridas e esportes aquáticos.

Saiba um pouco mais sobre as praias do sul da ilha:

praia do campeche

Campeche – É a praia mais frequentada da região, que se tornou um bairro populoso e com uma boa estrutura de serviços, comércio e alimentação. O loteamento Novo Campeche surgiu da grande procura por moradias na região, e hoje abriga diversas opções de condomínios residenciais.

A praia do Campeche possui uma extensa faixa de areia que se inicia na praia da Joaquina e termina na praia do Morro das Pedras. É uma praia de mar aberto, gelado e com ondas. Possui um pequeno córrego que deságua no mar, região badalada conhecida como “Riozinho”, onde costuma reunir um público jovem e possui uma quadra de vôlei de praia, barracas de comes e bebes e espaço para apresentações musicais.

Em frente à praia está a Ilha do Campeche, uma ótima opção de passeio em Floripa, em uma das regiões mais bonitas da cidade. Ela pode ser visitada através de embarcação, normalmente saindo da Lagoa da Conceição ou da praia da Armação.

Morro das Pedras

É mais uma das praias do sul da ilha, localizada entre a Praia do Campeche e a Praia da Armação, possui um visual único do mar se chocando contra as épedras. A praia não possui construções ou quiosques à beira-mar e É reduto de vários surfistas, com ondas sempre boas.

Armação

A Praia da Armação ainda mantêm ares de pequena aldeia. É a região onde a pesca artesanal é mais forte em toda a ilha. Vale a pena visitar a Igreja de Sant’Anna, cujas paredes foram erguidas com uma argamassa feita com óleo de baleia.

A faixa de areia atualmente não é tão extensa, em seu canto direito há um longo trapiche que leva até um pedaço de terra com uma boa vista das praias da região. Ao lado deste trapiche há um canal que divide a Armação da sua praia vizinha.

praia do matadeiro

imagem: loucos por praia

Matadeiro

A praia do Matadeiro é linda, bem tranquila e cercada por um grande morro que ajuda a protege-la dos ventos. Seu acesso só é possível a pé, atravessando a ponte que está sob o rio que vem da Lagoa do Peri, percorrendo uma trilha por 200 metros para chegar até a praia. Atrai muitos surfistas que fogem das praias mais cheias para surfar na praia do Matadeiro.

pantano do sul

Pântano do Sul

Na região, com uma área com 2,35 Km de extensão, encontra-se uma das mais ricas colônias dos pescadores da ilha. A maioria dos seus frequentadores são nativos e turistas que procuram um lugar mais tranquilo para curtir uma praia tranquila, com boas opções de restaurantes especializados em frutos do mar.

É uma das praias mais distantes do centro da cidade. Suas águas são geladas e geralmente agitadas, por causa do mar aberto.

No final da Praia do Pântano do Sul, no canto direito, há uma estradinha que leva para a última praia acessível por carro, a pequena Praia da Solidão.

praia da solidão

Solidão

Mais uma das lindas praias do sul da ilha. Possui acesso a partir de uma trilha que não exige muito condicionamento físico, quando a maré está baixa nas pedras que a separam do Balneário dos Açores, ou de carro por uma serrinha bem íngreme e sinalizada.

A praia conta com um único estacionamento e algumas opções de quiosques montados na beira da praia durante a temporada. Durante o ano todo funciona um único barzinho.

praia dos açores
imagem: loucos por praia

Açores

Situada a 2 Km do centrinho do Pântano do Sul, a Praia dos Açores tem um  lindo visual das ilhas Três Irmãs e Moleques do Sul. Possui fácil acesso para as Praias do Pântano do Sul (esquerdo) e da Solidão (direito) a partir de uma agradável caminhada.

ribeirão da ilha

Ribeirão da Ilha

Localizada a 36 Km do centro de Florianópolis, possui várias praias pequenas de águas calmas. É considerado um dos poucos lugares do litoral sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa, mantendo os costumes e cultura açorianos. Suas ruas são estreitas, repleta de casarões coloniais conservados e com fachadas coloridas, unindo-se as paisagens de um mar cheio de canoas e baleeiras, onde moradores locais trabalham na pesca e maricultura.

A região também é conhecida pelos restaurantes de frutos do mar (especialmente as ostras), mas também vale a visita a Igreja Nossa Senhora da Lapa – construída em 1806 e ao Ecomuseu, que reconstrói o dia a dia da antiga colônia açoriana.

A praia não é visada por quem quer curtir o sol e o mar, mas vale a visita por causa das construções históricas e dos restaurantes.

Lagoinha do Leste

Entre a praia do Matadeiro e a praia do Pântano do Sul está um paraíso escondido, a praia mais selvagem da Ilha, preservada por leis ambientais desde 1992. Também não é possível chegar até lá de carro, somente por trilhas ou através de embarcações.

Por terra, há dois caminhos para chegar até lá: pelo Pântano do Sul (caminho mais rápido) ou por Matadeiro, mais extenso, porém mais bonito.

É uma das poucas praias de Floripa que preservam seu aspecto natural e original sem sofrer a ação do homem. Ela faz parte do Parque Municipal da Lagoinha do Leste.

praia de naufragados

Naufragados

No extremo sul da ilha, é um local que guarda mistérios históricos, ruínas de edificações de outros séculos e natureza praticamente virgem. A chegada até a praia só é possível através de trilha (com duração de cerca de 1h de caminhada) ou por barco.

A praia conta apenas com a natureza e alguns bares de moradores locais, que servem bebidas e pratos típicos de pescadores. Possui areia branca e mar frio, com ondas bravas, que vêm diretamente do oceano. Não é um local muito recomendado para crianças, pois não há salva-vidas na região.

Já conhece as praias do sul da ilha? Qual a sua preferida? Vale a pena fazer alguns passeios e conhecer essa bela região de Florianópolis.

Procurando por imóveis no sul da ilha? Conte com a UNIK.

fonte: viagemeiagens, guiafloripa e meusroteirosdeviagem

 

Simone Povoas

Simone Povoas

Leonina, inquieta, natural de Florianópolis, Publicitária e pós graduada em Marketing Estratégico e Gestão de Mídias Digitais.
Já trabalhou em gráfica, agências digitais, no departamento de marketing de algumas empresas e atualmente trabalha como freelancer, desenvolvendo textos para sites, blogs e redes sociais para clientes de diversos ramos de atuação. Presta serviços de produção de conteúdo para algumas agências, entre elas a OUSE Lab.

Os mais lidos

Acompanhe a UNIK Imóveis

Imobiliária UNIK Imóveis

(48) 3307-828
Segunda à Sábado das 9h às 18h30