UNews :: O blog da UNIK imóveis

Ostras do Ribeirão da Ilha: experiência gastronômica sem igual

Se apaixonar por Floripa é tarefa simples. Temos praias lindas, povo hospitaleiro, boa infra-estrutura e a melhor ostra do país! Esse post é sobre ela, é sobre a possibilidade de uma experiência gastronômica sem igual no Ribeirão da Ilha!

“Ostra in natura é muito bom, diferente de tudo que eu já havia experimentado. Também pedimos o prato com 32 tipos de ostras diferentes e foi, simplesmente, a coisa mais gostosa que eu já comi. Espero voltar em breve”, afirmou o paulistano Regis Vinicius Gomes Cordeiro, acrescentando: “Foi a melhor experiência gastronômica que eu já tive.”

Porto do Contrato/ Divulgação

 

Depois desse relato eu poderia encerrar esse texto, não é!? Mas ainda vou dar caminho das ostras para quem quer experimentar essa especiaria e falar um pouco desse molusco adorado por aqui e em vários locais do Brasil para onde a capital catarinense distribui esse alimento e pratos a base dele!  

A maior concentração de produtores de ostras está no Ribeirão da Ilha, onde está também uma quantidade enorme de restaurantes que têm o molusco como carro-chefe. Lá está o Porto do Contrato, onde o Régis viveu a sua experiência gastronômica inesquecível.

O fato de os restaurantes estarem muito próximos das fazendas produtoras de ostras garante o alimento sempre fresquinho! Ah, água na boca!

Vista do Ribeirão. Foto: Letícia Valentim Bezerra, turista paulistana

 

O Ribeirão da Ilha fica no Sul da Ilha e foi a primeira freguesia da então Desterro. Isso significa que além de poder escolher entre os inúmeros restaurantes que servem ostras, quase todos com uma vista incrível do mar calmo que separa o Sul da Ilha e o Continente, o lugar conta por si próprio a sua história por meio da charmosa arquitetura luso-brasileira do século XVIII e do legado cultural açoriano. A alma açoriana, sem dúvida, vive lá!

 

Casários do Ribeirão da Ilha. Foto Makito/Santur

O conhecido Ostradamus está lá! Mas os restaurantes vizinhos também tem muita qualidade e todos tem seu charme especial, seja na rusticidade, no requinte ou na mistura dos dois.

Vou mencionar aqui alguns restaurantes que fazem desse lugar especial! Mas para ver todas as possibilidades, vá até lá! Vale cada segundo e centavo investido!

 

15 lugares para comer ostra

Engenho do Vô

Freguesia das Ostras

Ilhota das Ostras

Muqueca da Ilha

Ostradamus

Ostras & Ostras Coisas

Ostras da Ilha

Porto do contrato

Rancho Açoriano

Restaurante do Museu

Santa Figueira

Trapiche das Ostras

Umas e Ostras

Vila Terceira

 

Sobre as ostras

Elas são proteicas e saborosas! Ninguém pode negar! Além disso, são altamente nutritivas: ricas em omega 3 e 6, em potássio e magnésio (que regulam a pressão arterial), em zinco (que ajuda e muito no sistema imunológico), e em  Cálcio, fósforo, ferro, cobre e selênio, que beneficiam a circulação, a saúde dos ossos e por aí vai.

Como se não bastasse, é um alimento afrodisíaco. Sim, elas podem melhorar o desempenho sexual e aumentar a libido, especialmente nos homens.

Os motivos para experimentar a bem dita ostra são muitos! Agora é só vir para Floripa e curtir tudo o que ela pode proporcionar para você!

Letícia Kapper

Letícia Kapper

Jornalista, curiosa, moradora do Sul da Ilha!
Com uma trajetória de 10 anos na Comunicação catarinense - 7 anos em redação de jornal impresso e outros 3 como produtora de rádio, TV, assessora de imprensa e produtora de conteúdo -, hoje dedica-se a Comunicação Digital e é gestora na Cultura Multimídia, parceira da OUSE Lab.

Os mais lidos

Acompanhe a UNIK Imóveis

Imobiliária UNIK Imóveis

(48) 3307-828
Segunda à Sábado das 9h às 18h30