UNews :: O blog da UNIK imóveis

O Fim dos vizinhos barulhentos

Conheça as novas tecnologias para reduzir o ruído entre apartamentos

Morar em apartamentos é vantajoso por uma série de motivos. O primeiro deles é sem nenhuma dúvida a questão relacionada ao próprio condomínio. Para os condôminos, há diversas opções de lazer que não teriam em uma casa ou que seriam extremamente caras para tê-las, como sala de jogos, quadras de esportes diversos, piscina, dentre diversos outros.

A segunda grande razão diz respeito ao espaço. As áreas urbanas em grandes e médias cidades são casa vez mais raras e isso causa dois principais problemas. O primeiro deles é o alto custo, já que com menos espaço disponível, os preços tendem a subir consideravelmente, fazendo com que a maioria das pessoas fique impossibilitada de pagar uma casa. O segundo diz respeito à localização, já que muitas vezes uma casa em um terreno com preço acessível fica extremamente longe do centro e em áreas de preservação.
Mas apesar dessas (e inúmeras outras) vantagens, há um grande problema para quem mora em apartamentos: o barulho. Felizmente, hoje em dia, existe uma série de tecnologias e técnicas capazes de amenizar o ruído. São elas que iremos conhecer na sequência.
o fim dos vizinhos 2

Materiais fonoabsorventes
Os barulhos provenientes da tubulação de água e esgoto estão entre os mais incômodos e constrangedores de todos. Em prédios modernos ou apartamentos que estão passando por grandes reformas, a solução ideal são os tubos silentium de amanto, capazes de eliminar o ruído.
Uma solução mais viável e de menor custo é o revestimento da tubulação convencional com uma manta fonoabsorvente, capaz de reduzir significativamente o ruído da água e esgoto.

Dispositivo Sono
Criado pelo austríaco Rudolf Stefanich, este dispositivo utiliza tecnologia acústica de ponta para reduzir os ruídos. Leve e compacto, ele foi feito para ser fixado na janela. Funciona da seguinte forma: ele é capaz de diminuir os ruídos que você considera incômodos e ao mesmo tempo isolar os barulhos que são agradáveis a você. Assim, se você levar o dispositivo em frente ao mar, é possível eliminar os barulhos do trânsito e isolar os barulhos das ondas, e quando você acoplá-lo em sua janela, somente o barulho das ondas será reproduzido. Além disso, o aparelho é capaz de reduzir o barulho proveniente das vibrações das janelas e paredes.

Vedação de janelas
Os barulhos que se propagam pelo ar, como música alta, crianças brincando e helicópteros, estão entre os mais fáceis de serem resolvidos, pois basta uma boa vedação em portas e janelas, uma vez que o ar não terá espaço por onde passar.
No entanto, é necessário fazer uma boa pesquisa antes, já que a vedação pode prejudicar a circulação de ar no interior do apartamento. Recomenda-se janelas de correr com vidro insulado, janelas do tipo basculante (que vêm com escova de vedação) e portas com veneziana integrada. Antes de instalá-las, é necessário consultar o síndico, já que podem descaracterizar a fachada.

Pisos mais silenciosos
O barulho dos passos é o mais difícil de ser resolvido, pois quem deve solucioná-lo é seu vizinho de cima. O ideal é entrar em acordo e aplicar pisos que absorvem o barulho, de preferência com uma manta macia por baixo para aumentar ainda mais sua eficácia. Piso suspenso e piso vinílico são exemplos destes materiais.

Por fim, cabe ressaltar que, independentemente da solução escolhida, ela deve ser leve, pois a estrutura dos edifícios não é capaz de suportar uma grande carga de peso. O ideal é sempre contar com medidas simples, mas eficientes, levando um maior bem-estar a todos.
Por: Redação UNIK
inMultimidia

inMultimidia

A In Multimidia, parceira da OUSE Lab, colabora com a criação de conteúdo para o blog da U/NIK trazendo sua experiência do portal InParadise.

Os mais lidos

Acompanhe a UNIK Imóveis

Imobiliária UNIK Imóveis

(48) 3307-828
Segunda à Sábado das 9h às 18h30