UNews :: O blog da UNIK imóveis
aluguel de temporada

Dicas para um aluguel de temporada bem sucedido

Está pensando em alugar uma casa ou apartamento para a temporada? Alugar um imóvel para temporada pode ser uma ótima opção em vários casos e possui diversos benefícios em relação a hospedagem em um hotel ou pousada. Mas também há alguns cuidados que devem ser tomados, portanto não deixe de conferir nossas dicas para um aluguel de temporada bem sucedido!

O aluguel de temporada, e um tipo de aluguel que pode se extender pelo prazo máximo de 90 dias. Quanto ao mínimo de diárias, vai depender do dono do imóvel, esses prazos costumam variar bastante dependendo do período do ano. No período do Réveillon e Carnaval por exemplo normalmente a exigência é entre 5 e 7 diárias.

Bom, agora vamos as dicas:

1. Site confiável

Há muitas opções de sites de aluguel de temporada, tanto de imobiliárias quanto sites próprios para este fim. Tome cuidado com ofertas de imóveis para aluguel em redes sociais, dê preferência para sites de imobiliárias.

aluguel de temporada

2. Visite o imóvel

Se for possível, o ideal é você visitar o imóvel a ser alugado. Desta forma você vai poder ficar tranquilo de que estará fazendo um bom negócio. Mas, infelizmente a grande maioria das pessoas não consegue visitar o imóvel a ser alugado pois fica em outra cidade/estado. Então fique de olho nas próximas dicas para um aluguel de temporada bem sucedido.

3. Referências são sempre bem vindas

Nada melhor do que saber de outras pessoas que já se hospedaram no mesmo local se gostaram e se tiveram uma boa experiência durante a sua estadia. Sempre que possível veja os comentários. Se não houver comentários no site, procure pedir mais informações sobre o imóvel e até e-mails de referência de pessoas que já se hospedaram no imóvel em que você está interessado.

4. De olho nas fotos

Quanto mais fotos o imóvel tiver, melhor. Se você acha que faltou algum cômodo na foto, não hesite em pedir. Procure saber também se as fotos estão atualizadas.

5. Arredores

Procure obter informações sobre como é o entorno do imóvel. Pesquise ou pergunte se na há supermercado, farmácia e outros comércios próximos ao imóvel de interesse. Se é um local de praia, qual a distância até chegar a ela? Saiba se a rua é silenciosa ou se no local possui vida noturna agitada. Veja o que é importante para você e pergunte!

6. Áreas de lazer

Muitos dos imóveis que são colocados para alugar, possuem uma boa área de lazer no condomínio, com piscina, academia, entre outros. Procure saber se você poderá usufruir dessas áreas pois nem todo condomínio permite que pessoas que alugam possam ter acesso a essas áreas e normalmente essa informação não aparece nos sites.

7. Animais de estimação

Antes de pensar em levar seu animal de estimação com você, pergunte se o dono do imóvel e o condomínio onde ele fica localizado permitem a presença de animais.

aluguel de temporada

8. Valores

Não deixe de fazer uma pesquisa de preços para ver se o imóvel de seu interesse está com uma boa oferta para o período de aluguel que você deseja. Se o valor estiver muito abaixo da média, desconfie pois pode haver algo errado com o imóvel.

O pagamento de pelo menos uma parte do aluguel antecipado é muito comum (normalmente fica entre 40% a 50% do valor do aluguel). Gastos como condomínio, IPTU, eletricidade, água e gás costumam estar incluídos no preço do aluguel, mas nem sempre, por isso verifique se haverá algum gasto extra antes de assinar o contrato.

9. Vistoria

Assim que chegar no imóvel escolhido, experimente descargas, torneiras, chuveiros, luzes e eletrodomésticos, para ver se está tudo funcionando. O cuidado deve ser redobrado em imóveis de praia, pois estes muitas vezes costumam ficar fechados por muito tempo.

Se descobrir algum defeito depois que o proprietário ou o corretor já tiver ido embora, avise imediatamente.

10. Contrato

Mesmo que o aluguel de temporada seja uma locação para um período curto, é imprescindível que haja um contrato entre as partes. Neste contrato devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o valor a ser pago pelo período da locação, a forma de pagamento, eventuais multas no caso de atraso, depredação ou desistência de uma das partes, o número de pessoas que vão se hospedar e a descrição dos utensílios, eletrônicos e eletrodomésticos à disposição do locatário.

 

Bom, agora que você já viu nossas dicas para um aluguel de temporada bem sucedido, que tal conhecer as nossas opções de imóveis disponíveis para locação? Veja aqui!

 

 

Simone Povoas

Simone Povoas

Leonina, inquieta, natural de Florianópolis, Publicitária e pós graduada em Marketing Estratégico e Gestão de Mídias Digitais.
Já trabalhou em gráfica, agências digitais, no departamento de marketing de algumas empresas e atualmente trabalha como freelancer, desenvolvendo textos para sites, blogs e redes sociais para clientes de diversos ramos de atuação. Presta serviços de produção de conteúdo para algumas agências, entre elas a OUSE Lab.

Os mais lidos

Acompanhe a UNIK Imóveis

Imobiliária UNIK Imóveis

(48) 3307-828
Segunda à Sábado das 9h às 18h30