UNews :: O blog da UNIK imóveis

Como escolher o lar ideal?

Comprar um imóvel talvez seja uma das decisões mais importantes que qualquer pessoa possa tomar em toda sua vida e há diversos motivos que justificam toda esta importância, mas aqui gostaríamos de destacar dois: o preço e a localização.

Comprar uma casa é um plano de longuíssimo prazo, que requer muito planejamento e investimento – visto que há pessoas que passam grande parte de suas vidas poupando dinheiro ou pagando financiamentos para comprá-las. Isso por si só já é um importante motivo.

O segundo diz respeito à localização. A localização da casa é um aspecto que influencia e muito. Para maior comodidade, é ideal que o bairro no qual a casa está localizada conte com uma boa estrutura de comércio, tenha caminhos rápidos para o cento e, caso o bairro seja novo, é necessário que este potencial exista.

Para facilitar sua vida, elaboramos uma série de dicas que irão te auxiliar na escolha de seu lar. Vamos a elas.

como achar seu lar ideal 1

Financiamento ou consórcio?
Mesmo quem passou anos economizando dinheiro, em algum momento precisará de um aporte maior de dinheiro, e aqui entra a questão: financiamento ou consórcio? Os financiamentos costumam ser mais caros e nos últimos anos a Caixa alterou as regras de financiamento para compra de imóveis usados: agora é possível financiar somente 50% do valor total, e não mais os 80% usuais. No entanto, a portabilidade (mudança de banco) é um atrativo a mais dos financiamentos.

Por outro lado, os consórcios são mais baratos, mas apresentam pontos negativos. Entre eles podemos citar a correção monetária das parcelas e o seguro prestamista (que garante a segurança do grupo que participa do consórcio em caso de inadimplência), que também pode ser caro. É necessário prestar atenção especial no valor das cartas de crédito, cujo aumento não acompanhou a aumento no valor das casas, que subiu consideravelmente nos últimos anos.

Nova ou usada?
Tradicionalmente, os brasileiros preferem comprar casas usadas, pois são mais baratas e estão prontas para morar. No entanto, é necessário ficar sempre atento às possíveis melhorias a serem feitas. Troca de encanamento e substituição da rede elétrica geralmente são usuais em casas antigas, por isso é sempre bom contar com uma vistoria antes da compra.

Já as casas novas também são um bom investimento, apesar de seus preços serem um pouco mais elevados. No entanto, nos últimos anos vem aumentando cada vez mais as reclamações sobre o prazo de entrega, atrapalhando todo o planejamento pessoal dos compradores. Por isso, fique atento!

Perto ou longe de trabalho?
Trabalhar perto do trabalho apresenta inúmeras vantagens, sendo que a principal delas é não ser necessário tirar o carro da garagem e encarar longos congestionamentos. No entanto, imóveis em regiões comerciais têm preço muito mais elevado quando comparados aos de subúrbios.

Se você optar por uma casa longe de seu trabalho, certifique-se que o local apresenta linhas de ônibus e/ou metrôs que permitam que você chegue o mais rápido possível ao trabalho.

A vizinhança
Há algumas coisas que precisam ser checadas antes da compra da casa. Investigue se o bairro tem repúblicas de estudantes, se há estabelecimentos que você costuma ir por perto (padaria, açougue, mercado, farmácias, etc.), se existe creches e escolas por perto, se as ruas e avenidas são muito movimentadas, etc. Ter essas informações em mãos lhe dará muito mais segurança no momento de fechar o negócio.

Por: Redação UNIK

inMultimidia

inMultimidia

A In Multimidia, parceira da OUSE Lab, colabora com a criação de conteúdo para o blog da U/NIK trazendo sua experiência do portal InParadise.

Os mais lidos

Acompanhe a UNIK Imóveis

Imobiliária UNIK Imóveis

(48) 3307-828
Segunda à Sábado das 9h às 18h30